quarta-feira, 18 de junho de 2008
A crosta terrestre é formada por :
Os demais elementos químicos representam cerca de 1% da proporção atômica média encontrada na crosta terrestre, e desses apenas o Ti possui alguma importância volumétrica na arquitetura da crosta.
sábado, 7 de junho de 2008
Divindades romana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6k3BK-g3sO4YxDsjEmHVqKUlkeBUfOQ_UA-izlNfyaUsKHL9f1V8FF8wj-SB0kslJWBQEDMRuCG92_5NWF62NO0COO6vax1KZI4igD-PgfytdlSXelSg4AcTFO1__uOKM2EPwn-vlAVw/s320/images.jpg)
Nome do deus
O que representava
Júpiter
rei de todos os deuses, representante do dia
Vênus
amor e beleza
Marte
guerra
Minerva
sabedoria, conhecimento
Plutão
mortos, mundo subterrâneo
Netuno
mares e oceanos
Juno
rainha dos deuses
Baco
vinho, festas
Febo
luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Diana
caça, castidade, animais selvagens e luz
Mercúrio
mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Divindades Gregras
Os historiadores da mitologia grega tem, muitas vezes de se basear em dados fragmentários,nas suas várias lendas,histórias e cântigos,os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF5vXRMYiAu2Y-eAwnTOaQzFk4iP3KA23IKHlsi_PtTriO8gnGWkcWfcNokT7s_p0XTN1HNIdb7rN7u_FIZ0QRylubuBD8d3sgklMxoGZFVNEffxrSv4Glqt8GEe_lC6rifqMuJePxTGg/s320/popo.jpg)
CROSTA TERRESTRE
A crosta terrestre é uma camada fina e externa do planeta,com espessura variável de 5 a 70km.A crosta constituída principalmente por basalto e granito.E tambem é a camada mais superficial,onde ficam as pessoas.É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais.A primeira zona é a superior,chamada de sial(devido ao predominio de Origem da Terra granítica.)A zona inferior é conhecida como sima, pelo fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro.Acredita-se que a espessura da crosta (sial + sima) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica.
Crosta Terrestre
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKbfZHBR9gYDact_66jRu96gobYcvBk6Bz3PsSITKO4gPZdAKlOz5x_E7PQmdolwBR3ytlAol7qb6oPh00qoOwSosLCszH4SOBsIpIUXjuhiDtNJ63sl9NH_yiC_e2W_C0QMa4hulgIG4/s320/Imagem1.jpg)
Crosta Terrestre
É a parte externa consolidada do globo terrestre. É reconhecida duas zonas que formam a crosta nas regiões continentais. A primeira zona é a superior, chamada de sial (devido ao predomínio de rochas graníticas, ricas em silício e alumínio). A zona inferior é conhecida por sima, pelo fato de se acreditar que nesta porção da crosta haja a predominância de silicatos de magnésio e ferro. Acredita-se que a espessura da crosta (sial + sima) se encontre numa profundidade média de 35 - 50 Km. Esse dado foi conseguido indiretamente, através de estudos modernos na área da geofísica. Supõe-se que os substratos dos oceanos sejam compostos pelo sima, devido ao fato do sial granítico se adelgar até desaparecer nas margens dos continentes. A crosta na sua porção mais externa, é o local principal que se sucede os fenômenos geológicos possíveis de observação. Por outro lado, a zona de transição existente entre a parte externa e interna da crosta, é onde se tem o foco das atividades magmáticas e tectônicas profundas. Há evidências que indicam a inexistência da crosta em determinados planetas. Isso é mostrado através de observações sísmicas realizadas à superfície da Lua e Marte. A crosta terrestre é formada por rochas, ou seja, agregados naturais de um ou mais minerais, incluindo vidro vulcânico e matéria orgânica. Observa-se três tipos de rochas de acordo com sua gênese: rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares. A petrologia responsabiliza-se pelo estudo sistemático das rochas. Através de pesquisas, realizou-se um balanço sobre a percentagem em que são encontradas as rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) na crosta terrestre.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
NETUNO
quarta-feira, 23 de abril de 2008
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Netuno
fonte www.9planetas.astronomia.web.st/neptune.html
Netuno :na mitologia romana
Deus do mar semelhante a Posseidon grego mas que é unicamente um deus da água,enquanto Posseidon é um deus da fertilidade e senhor dos terremotos.
Era um dos filhos de Saturno e de Réia,irmão de Jupter e de Plutão,que por ocasiao da divisa do universo recebeu a tarefa de presidir os mares,ilhas e praias.
Foicasado com Anfitrite,a filha de Dórise de Nereu com quem teve Tritão,várias Nifas marias e os ciclopes.
Disputáva com os deuses pela posse das cidades e assim como Zeus metamorfoseava-se para conquistar as mulheres pelas quais se interessavam.
Fonte www.meiodoceu.com/mitologiadeuses.5htm
conhecido como:Njoerd ou Netuno
mitologia grega:Tritão
mitologia nordica:Posseidon
mitologia egipcia:Deus Netuno
sábado, 5 de abril de 2008
Satélites
Até 1989 eram conhecidos dois satélites de Netuno: Tritão e Nereida. Em agosto de 1989, a sonda norte-americana Voyager 2 passou a 4.800 km do planeta e, durante a aproximação, identificou mais seis satélites e cinco anéis formados de rochas e poeira.
Turbulências e manchas em Netuno
A Voyager 2 detectou turbulências na superfície de Netuno: nuvens semelhantes à cirrus (nuvens elevadas, de um branco sedoso, constituídas de finas partículas de gelo), que se deslocam a grandes velocidades e têm curta duração. No hemisfério sul, próximo ao equador, há uma grande mancha escura, semelhante à mancha vermelha de Júpiter, onde ocorrem fortes movimentos atmosféricos originários, ao que parece, do interior do planeta.
Campo magnético
O campo magnético de Netuno apresenta um eixo com inclinação de 50º em relação ao eixo de rotação e está deslocado c. 8.000 km. O equador magnético não passa pelo centro do planeta, o que constitui uma simetria única no sistema solar.
Características físicas
Diâmetro equatorial (3,81 vezes o da Terra) - 48.600 km
Achatamento - 0,02
Massa em relação à da Terra - 17,2
Densidade média - 1,67
Período de rotação sideral - 18,2h
Inclinação do equador em relação à órbita - 29º
Albedo - 0,53
Características orbitais
Raio da órbita - 4.504.000.000 km, ou 30,1096 U.A.
Excentricidade = 0,009
Inclinação em relação à eclíptica - 1º47'
Período de revolução sideral - 164 anos 280,3 dias
Velocidade orbital média - 5,43 km/s